![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM7yMieOr33V3nR8wO9SNfKlnT3bV8EPZlyHVCPnI2qA_F6QKFfT3_KRbbH9MOzPFBskJGWtgyMiY_ID1c0cF7r6nBkIAVQr33xivtxY-u2rb6LqEiCYfK5t2VzZNhgGWBarswixImPDWD/s1600/285-mulher-correndo-praia.jpg)
O AEJ ainda é muito polêmico!
Algumas pessoas (como eu) adoram os seus resultados, outros odeiam. Quando começo em dieta, e tenho como objetivo perder gordura, chego a utilizar este método 4 vezes por semana.
A melhor maneira de evitar o catabolismo é controlar os batimentos cardíacos (Não ultrapassar os 120) e usar alguns suplementos (Opcional) como vitamina C e BCAA's (Aminoácidos essenciais). A atividade física deverá ter uma duração entre 30 a 60 min (começar com 30 min 3x semana).
Vários tipos de aparelhos podem ser usados para realizar a atividade, desde esteira, elíptica, step ou caminhar ao ar livre.
Outro aspecto importante é a refeição após o treino, deve ser ingerida após 30 min do exercício para maximizar a perca de gordura, deve conter proteína de rápida absorção e hidratos de carbono de lenta absorção.
Deixo aqui os prós e contras:
PRÓS
1- Depois de uma noite de 8 a 12 horas as reservas de glicogênio estão praticamente a 0.
2- A comida provoca libertação de insulina. A insulina interfere com a mobilização de gordura. De manha temos menores níveis de insulina logo é mais fácil queimar de gordura.
3- Existem menos hidratos de carbono na corrente sanguínea ao acordar. Com menos glicose disponível queimamos mais gordura.
4- Se comermos imediatamente antes do exercício físico, antes de o organismo iniciar a queima de gordura é preciso gastar tudo o que foi ingerido.
5- Quando o cardio é feito de manha, o metabolismo mantém-se elevado por um longo período de tempo após o exercício. Se fizer cardio à noite ou à tarde irá ocorrer perca de gordura mas não existirá a vantagem do efeito“afterburn” porque a taxa metabólica cai drasticamente quando se vai dormir.
CONTRAS
1- Passar 8 ou 9 horas em jejum submetendo o corpo a uma atividade física desgastante como a corrida pode provocar alguma perca de massas muscular (depende de cada um, pessoalmente adoro).
2- Uma atividade aeróbica como qualquer outra atividade física precisa de ENERGIA.
3- Cada indivíduo é diferente, pode ocorrer má disposição durante o cardio.
Agora é com vocês ;)