a href="http://maisumnaacademia.blogspot.com.br">

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Execução x Carga - Faça Certo e Não Seja Babaca

Certeza que é do "Projeto-Verão"
Acho que uma das coisas que mais me traz ideias para postar aqui são as coisas que vejo na academia onde treino, e ultimamente tenho percebido uma coisa que é cômica e trágica ao mesmo tempo. É a galera do "Balança-Peso". Você é um deles?

Primeiramente deixe eu exemplificar quem são os "Balança-Peso"

Você entra na academia e vê aquele cara enchendo as máquinas e barras de peso? A chance de ele ser um balança peso é grande! Vou explicar porque.

É claro que o aumento progressivo de carga é fator importantíssimo para que haja hipertrofia muscular. Se você fica sempre estagnado com pouco peso, não irá crescer. Porém, mais importante do que a carga que se puxa, é a forma como você puxa, a execução do exercício. Usar toda a amplitude do movimento, de forma cadenciada, sem pressa, "esmagando" o músculo. É assim que tem que ser. Não adianta colocar 50kg no supino e descer 10cm, ou 200kg no Legpress e mal abaixar os joelhos, ou até pior: Encher a barra de rosca direta de peso e parecer uma gangorra com as costas arqueadas. Exemplos de execuções mal-feitas não faltam.

Para isso vale a velha frase já conhecida por muitos: TREINE SEU MÚSCULO, NÃO SEU EGO!
Pesquise, aprenda, assista vídeos de execução dos exercícios que você faz, e use o espelho da academia para se corrigir, afinal, é para isso que ele serve e não para tirar foto!

Vale MUITO mais um exercício bem-feito, correto, respeitando tempo e amplitude do que encher de carga e fazer o exercício como uma minhoca convulsionando. Pra balançar o peso tem um monte, já pra treinar são poucos.

Algumas dicas:



Pare de inventar merdas

1. Mantenha a coluna reta, firme, fixa! Não fique balançando as costas para dar impulso. Além de prejudicar a coluna, isso tira o foco do músculo que está sendo treinado.

2. Pés firmes, movendo apenas o que deve ser movido. Como diz o Dr. Paulo Muzy, um guidaste precisa estar firme para mover um peso. Seja como um guindaste.

3. Tenha o controle do movimento, cadenciando decida e subida. nada de jogar o peso ou deixá-lo voltar sozinho. Você controla o peso, e não o contrário.

4. Olho no espelho o tempo todo.

5. Procure vídeos da execução de seus exercícios para melhorar a sua.

6. Peça para o instrutor ou seu parceiro de treino corrigir seus erros de postura.

7. E MAIS IMPORTANTE DE TODOS: A famosa "ajudinha" para o exercício, aquela forcinha que o instrutor ou colega te dá quando você não aguenta o peso deve existir APENAS nas últimas repetições! Se você precisa de ajuda desde a primeira repetição, é porque você não aguenta aquele peso. Não seja babaca e treine os músculos, sem querer aparecer pra quem está em volta.

8. Lembre-se: Um halterofilista faz 1000kg parecerem 1kg, enquanto um fisiculturista faz 1kg parecerem 1000kg.